Chuvas se intensificam no Centro-Sul nesta semana

Norte e Nordeste continuam com precipitação e calor intenso

Durante este fim de semana, as chuvas se espalham por áreas de todas as regiões do país e continuam ao longo dos próximos dias.

Chuvas atingem áreas de todas as regiões / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Chuvas atingem áreas de todas as regiões / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Segundo a Somar Meteorologia, a precipitação segue no Sul entre o Paraná e Santa Catarina a partir da segunda-feira (14). A previsão também é de chuva para o Rio Grande do Sul em meados da semana que vem, mas com maiores períodos de melhoria. As temperaturas ficam baixas em grande parte da região e a amplitude térmica diminui. “As madrugadas não vão ser de frio intenso, mas as tardes não terão calor”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

No início da próxima semana há pancadas de chuva isolada sobre o Estado de São Paulo, que ficam mais intensas durante a terça-feira (15) e atingem também a faixa sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Na capital paulista, os dias serão úmidos e frios a partir de terça”, comenta Oliveira. As temperaturas entram em declínio nessas áreas, com máximas próximas a 20ºC, enquanto o interior ainda fica com calor acima dos 30ºC.

No Centro-Oeste, a passagem de uma frente fria na segunda provoca queda de temperaturas no Mato Grosso do Sul, que fica com mínimas na casa dos 15ºC, mas boa parte da região ainda fica com calor intenso. “O sistema fica estacionado entre Sul e Sudeste e traz chuvas fortes para o Estado durante alguns dias”, afirma o meteorologista.

No Norte, a previsão é de chuvas concentradas no oeste da Amazônia durante os próximos sete dias, que inclui Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas. Em Macapá e Belém as chuvas são costeiras e, no Tocantins, o tempo fica seco. O calor fica elevado, com máximas próximas de 40ºC na região.

No Nordeste, as chuvas continuam ao longo do litoral, sem acumulados significativos. A partir da terça as chuvas moderadas se espalham do Pernambuco até o Rio Grande do Norte.  O friozinho também chega à região nos próximos dias, principalmente da Bahia até Paraíba, que registra máximas em torno dos 24ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Fim de semana será de tempestades e agitação marítima no Sul

O que esperar do tempo em agosto?