Dia Dos Pais terá tempo firme em grande parte do país

Chuvas se espalham, mas são mais intensas na região Sul

Neste fim de semana comemora-se o Dia dos Pais no Brasil. Embora as chuvas voltem a algumas áreas do país, a predominância será de tempo firme durante o domingo (13).

Dia dos pais é comemorado no domingo (13) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Dia dos pais é comemorado no domingo (13) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

A passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste nesta quinta (10) deixa o mar agitado e com risco de ressaca do litoral gaúcho ao Espírito Santo até o domingo (13). As ondas podem ir de 3m a 4m no Sul e, no Sudeste, alcançam até 2,5m.

Além da agitação marítima, os temporais vão deixar o fim de semana pouco favorável às praias. Áreas de instabilidade organizam chuva de elevado acumulado no oeste e centro de Santa Catarina, sudoeste e oeste do Paraná e grande parte do Rio Grande do Sul durante o sábado (12).

Segundo a Somar Meteorologia, no domingo (13), todo o Sul continua recebendo precipitação devido a uma frente fria no Uruguai e há chance de transtornos. As chuvas deixam as temperaturas amenas na maior parte da região, com mínimas entre 12ºC e 15ºC no oeste gaúcho e catarinense, bem como no sul do Paraná.

O sábado é de tempo firme no Sudeste, apenas com chuva fraca no litoral norte do Espírito Santo. “O destaque do fim de semana é o retorno do calor, por conta dos ventos que voltam a soprar da direção norte”, explica o meteorologista Celso Oliveira. Durante o domingo, a boa notícia são as chuvas espalhadas pelo Estado paulista após dias de tempo seco, que atingem o oeste, sul e litoral. O calor já aumenta em relação ao anterior.

Grande parte do Mato Grosso do Sul recebe elevado volume acumulado no sábado, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. Chove também no oeste e norte do Estado mato-grossense nos próximos dias. As temperaturas continuam elevadas e as máximas ficam próximas a 40ºC no norte da região. No domingo, as chuvas continuam nesses Estados e no sul de Goiás.

O padrão de chuvas segue semelhante aos últimos dias no Norte e Nordeste. O fim de semana terá precipitação no Acre e Rondônia, no Norte, e uma massa de ar seco ainda deixa o calor intenso. No Nordeste, as instabilidades ficam para o Maranhão e sul baiano no sábado e, no domingo, vão desde Sergipe até a Paraíba, mas a sensação de calor diminui.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Quando o frio volta?