Chuvas retornam ao Sul e Centro-Oeste nesta semana

A precipitação deve seguir no Sul durante a semana, mas perde força no Centro-Oeste na quarta-feira

Nesta segunda-feira (11), uma frente fria no Rio Grande do Sul organiza a umidade da Amazônia e provoca chuvas sobre o sudoeste do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Frente fria volta a organizar chuvas no Sul e Centro-Oeste / Fonte: Visual Hunt

Frente fria volta a organizar chuvas no Sul e Centro-Oeste / Fonte: Visual Hunt

Durante o domingo (10), houve registro de queda de granizo nas cidades gaúchas de Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana. Apesar do retorno das chuvas em algumas áreas, a sensação de calor predomina nas duas regiões.  Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital gaúcha, Porto Alegre, teve a manhã mais quente do inverno nesta segunda, com 22,7ºC.

Segundo a Somar Meteorologia, o sistema se afasta na terça-feira (12), mas ainda espalha chuvas sobre grande parte do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e Foz do Iguaçu, no Paraná, deixando as temperaturas mais amenas no Estado gaúcho.

Na quarta-feira (13), o tempo continua instável no sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com elevados volumes nas áreas de fronteira com o Uruguai. As chuvas seguem nesses dois Estados durante a semana, enquanto o restante da região fica com tempo aberto e sensação de calor. O frio ganha força no sul e oeste gaúcho, além da Campanha, com mínimas entre 12ºC e 15ºC e máximas entre 18ºC e 21ºC.

No Centro-Oeste, as instabilidades perdem força e a precipitação fraca fica sobre o oeste do Mato Grosso do Sul na terça-feira. A partir de quarta, a região tem tempo seco e temperaturas elevadas, que devem continuar ao longo de toda a semana. As máximas ficam próximas a 35ºC em todos os Estados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Calor ainda predomina no país nesta semana

Como será setembro?