Temporais marcam a primeira semana do ano no Sudeste

Sistema de baixa pressão provoca chuva forte em grande parte da região até o final da semana

Um sistema de baixa pressão que provocou chuva forte na região Sul no primeiro dia de 2018 chega ao Sudeste nesta terça-feira (02). As instabilidades continuam por toda a região até o fim de semana, com maiores acumulados no interior paulista, Rio de Janeiro e região metropolitana de Belo Horizonte.

edu-lauton-71055

Chuva atinge a maior parte do Sudeste nesta semana/ Fonte: Edu Lauton via Unsplash

 

Segundo a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira, pancadas de chuva atingem o interior paulista com forte intensidade desde a manhã desta terça-feira e continuam até o fim do dia. “O sistema avança pela costa e atrai a umidade da Amazônia que traz precipitações intensas inclusive para a capital. Há risco de granizo pontual e transtornos em diversos pontos do Estado”.

A previsão é de que as chuvas continuem intensas em São Paulo até a quinta-feira (04). No litoral, as condições são típicas de verão. O dia ainda começa com tempo firme e a chuva chega apenas no período da tarde, com intensidade entre moderada e fraca.

A partir da quarta-feira (03), as instabilidades avançam pelo Sudeste e na quinta-feira, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo ganham destaque, com acumulados que podem chegar perto dos 80mm até a sexta-feira (05) na região da grande Belo Horizonte.

O sistema perde força durante o fim de semana, mas a nebulosidade continua sobre toda a região, com risco de pancadas de chuva entre moderada e fraca. O calor ainda persiste no interior paulista durante toda a semana, com máximas acima dos 30ºC, enquanto no restante do Sudeste o tempo fechado mantém as temperaturas abaixo dos 26ºC até o fim de semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Primeira semana de 2018 terá chuvas distribuídas pelo Brasil

Como cuidar da pele neste verão?

Como o La Niña deve influenciar o tempo em 2018?