Chuvas no litoral do país marcam o primeiro fim de semana de inverno

Volumes elevados atingem desde o norte do Rio de Janeiro até Fortaleza

O primeiro fim de semana de inverno deste ano terá tempo firme nos três Estados do Sul. No sábado (24), o período da tarde fica com sensação de calor na região e a umidade relativa do ar entra em decréscimo.

Chuvas fortes vão desde o norte do Rio de Janeiro até Fortaleza neste fim de semana / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Chuvas fortes vão desde o norte do Rio de Janeiro até Fortaleza neste fim de semana / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

As máximas são mais amenas na parte leste e podem alcançar cerca de 25ºC no interior. No domingo (25), as temperaturas seguem em elevação e o tempo seco predomina na região. Durante a manhã faz frio de pouca intensidade.

Segundo as previsões da Somar Meteorologia, as chuvas no Sudeste atingem desde o litoral norte do Rio de Janeiro, passam por todo o Espírito Santo e alcançam o leste mineiro neste sábado (24). De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a precipitação será contínua, entre forte e moderada. “Enquanto o interior está seco, o litoral tem chuvas por conta da temperatura alta do mar junto a uma frente fria lenta”, explica.

Uma massa de ar seco continua inibindo a formação de nuvens em grande parte do Sudeste e o tempo segue aberto no domingo (25). A exceção é no norte fluminense, Espírito Santo e leste de Minas, que continuam recebendo chuvas de grande volume acumulado. As noites e madrugadas são frias na região durante todo o fim de semana, mas as temperaturas se elevam pela tarde.

O litoral nordestino ainda recebe chuvas no sábado (24), fazendo contraste com o interior da região, que permanece seco e com temperaturas elevadas. Os volumes excessivos ficam para o Maceió e Recife, com possibilidade de transtornos. As condições não mudam durante o domingo (25) e as chuvas permanecem durante a próxima semana.

No Centro-Oeste, o tempo fica firme no sábado (24) e domingo (25). A umidade relativa do ar é baixa nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As madrugadas frias e tardes de calor intenso, com máximas próximas a 30ºC, garantem uma maior amplitude térmica. No norte, as chuvas seguem sobre o Amazonas, Roraima e Pará, enquanto o sul da região fica com tempo aberto durante o fim de semana. A sensação de calor predomina em todos os Estados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como foi outono?

Como será o inverno sem o El Niño