Chuvas fortes se espalham pelo Nordeste

Até o domingo (28) a região recebe volume de água e atinge o interior

Uma frente fria já afastada no oceano ainda organiza chuvas em algumas partes do Nordeste. Nesta terça-feira (16), há previsão de acumulados com volumes elevados no sul da Bahia, Recôncavo baiano, Feira de Santana e Salvador. Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas intensas se espalham pela região a partir de amanhã e devem seguir no leste até o domingo (28).

downpour-1856418_1920

As instabilidades chegam a provocar precipitação em áreas que costumam ter o tempo seco. Entre quarta (17) e quinta-feira (18) o sertão recebe chuva isolada, na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e oeste baiano. Embora o volume não seja grande, as chuvas quebram um período de trinta dias de tempo seco no sul do Piauí e de cinquenta dias na cidade de Petrolina, em Pernambuco.

Também o litoral nordestino segue sob chuvas fortes a partir de quarta (16) e as capitais podem sofrer transtornos. A previsão é de chuva contínua e com volume próximo a 70 mm entre Salvador e Recife durante a semana. Na quinta-feira (18), as chuvas vão do litoral baiano até Aracaju. “É preocupante para as cidades da costa por conta dos riscos de deslizamento e alagamento, mas a precipitação pode aliviar a Zona da Mata e ajudar na manutenção do nível dos reservatórios”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

O fim de semana não será diferente para a região, com as chuvas ainda intensas e sensação de abafamento. Na sexta-feira (19), as instabilidades trazem a chuva entre Maceió, Recife e Fortaleza, que continuam durante o sábado (20). No domingo (21), o tempo chuvoso fica para todo o leste nordestino e São Luís.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Sul: Frio continua até a metade da semana

Mudanças na temperatura facilitam infecções