Chuva volumosa atinge Acre e Rondônia nesta semana

Total acumulado deve chegar aos 50mm nas cidades de Rio Branco e Porto Velho até o final de semana

Instabilidades tropicais atuam junto à Alta da Bolívia, sistema que favorece a formação de nuvens carregadas no Centro-Norte do país durante a primavera e o verão, e provocam chuvas volumosas nesta quarta-feira (06) no Acre, Rondônia e sul do Amazonas e Tocantins. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem ocorrer em forma de pancadas de forte intensidade e podem causar transtornos.

3201972484_bbf92f44fc_o visual hunt

Chuva atinge grande parte da região Norte nesta semana/ Fonte: Pixabay

Na quinta-feira (07), a chuva se espalha ainda mais pela região e o tempo permanece firme apenas no leste do Amapá e norte do Pará. As precipitações mais intensas são esperadas no Amazonas e Roraima, enquanto Acre e Rondônia devem registrar apenas pancadas isoladas.

A partir da sexta-feira (08), a chuva volta a ganhar força no Tocantins. Já em Porto Velho e Rio Branco os maiores volumes ocorrem no domingo (10). A previsão é de que o total acumulado chegue aos 50mm até o fim de semana nas duas capitais e os temporais devem ocorrer acompanhados de trovoadas e descargas elétricas.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as precipitações são comuns para a época do ano e ocorrem intercaladas com períodos de tempo firme e calor, com temperaturas que chegam perto dos 35ºC em todos os Estados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Oscilação nas temperaturas aumenta o risco de doenças

Sistema de baixa pressão mantém as chuvas na região Sul

Como a meteorologia é influenciada pela astronomia?