Chuva retorna aos estados de MT e MS

A passagem de uma frente fria favorece a formação de nuvens de chuva sobre o Centro-Oeste do país

Após uma segunda quinzena de maio e começo de junho sem registro de chuva significativa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a chuva retornou a região Centro-Oeste do Brasil com acumulados consideráveis, principalmente nas regiões sul e oeste do MS e oeste do MT.

A cidade de Juara, a nordeste de Mato Grosso, registrou durante a noite desta quarta-feira (13) 39 mm de precipitação. Nos últimos três dias foram acumulados 65.8 mm, sendo que a climatologia para o mês de junho é de apenas 21.4 mm para região. Campo Novo do Parecis, também em Mato Grosso, registrou 17.2 mm na madrugada desta quarta-feira (13).

Em Bataguassu, no sudeste de Mato Grosso do Sul, houve registro de chuva acumulando de 27.8 mm nos últimos dois dias. E Rio Brilhante acumulou no mesmo período, 41 mm, sendo que a climatologia de chuva para o mês de junho na região é de 65 mm.

chuva mt

Chuva acumulada nas últimas 24 horas no Centro-Oeste do país |Fonte: Somar Meteorologia

A passagem da frente fria, colabora para sensação de frio e temperaturas abaixo da média principalmente no sul do MS e sudoeste do MT. Mantém ainda as condições para chuva nos estados mato grossenses, com baixos acumulados, até o próximo fim de semana. Após esse período, o ar seco normal para essa época do ano no Brasil central, deve predominar, favorecendo a baixa umidade do ar e as chuvas irregulares.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.