Chuva forte e de longa duração vai atingir SP hoje

A precipitação vai atingir preferencialmente a Grande São Paulo, especialmente na zona norte da capital, Guarulhos, Alphaville e Osasco. Atenção com alagamentos intransitáveis e para transbordamentos de córregos e rios.

 

A quarta-feira começou nublada em grande parte da capital paulista e há previsão e chuva forte ainda hoje.  Antes da chuva, a tarde será abafada com máxima que chega aos 30ºC. De acordo com a Somar Meteorologia, áreas de instabilidade vindas do interior do Estado causam chuva intensa sobre a Grande São Paulo no decorrer do dia de hoje e há o potencial para alagamentos intransitáveis. As primeiras pancadas já começam no fim da manhã e a precipitação mais forte está prevista para o final do dia.

“Fica o alerta para chuva intensa e de longa duração hoje, atenção para transbordamentos de córregos e rios. Várias nuvens carregadas vão passar durante a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira pela Grande São Paulo, especialmente na zona norte da capital, Guarulhos, Alphaville e Osasco.

Chuva acompanhada de granizo atingiu São Paulo no fim do dia de ontem

Ontem, como previsto pela Somar Meteorologia, choveu forte na faixa mais oeste e norte da região metropolitana de São Paulo, mas a precipitação foi bem localizada. A queda de granizo se confirmou em Guarulhos, onde os ventos chegaram aos 50km/h às 18h20. Choveu no Sistema Alto de Cotia com 18mm, 10mm na Vila Prudente e 55mm entre a zona norte e Serra da Cantareira.

Vale salientar que a chuva que cai na Serra da Cantareira não enche e o reservatório que leva o mesmo nome. Isso porque a Serra da Cantareira fica na zona norte da capital paulista e o Sistema Cantareira fica no sul de Minas Gerais e em algumas áreas do extremo norte do interior de São Paulo. O Sistema Cantareira não passa pela capital paulista, sendo assim, a chuva que cai na Grande São Paulo não aumenta o nível do reservatório.

Chuva forte persiste em São Paulo nos próximos dias e a temperatura fica mais amena na quinta e sexta-feira

A chuva forte vai atingir a Grande São Paulo até a próxima sexta-feira. No sábado, a precipitação continua, porém com menor intensidade. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, o excesso de chuva e os ventos de sul deixam a temperatura mais baixa em São Paulo entre os dias 05 (quinta) e 06 (sexta), com máximas em torno dos 25°C.

Os termômetros voltam a subir  a partir de 07 de fevereiro e não deve cair mais até pelo menos 14 de fevereiro, com máximas próximas aos 30°C. Não há previsão de calor extremo, mas ele será duradouro.