Chuva forte continua no Nordeste do país

Tempestades trouxeram transtornos ao Maranhão e Paraíba e há expectativa de mais chuva para a região Nordeste durante o fim de semana

Fortes pancadas de chuva vêm atingindo parte do Nordeste, seja pela passagem de uma frente fria na Bahia, áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão atmosférica ou pela presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) na costa norte da região.

De acordo com a Defesa Civil do Maranhão, 850 famílias estão desabrigadas e 17 municípios foram atingidos pelos temporais. Em Caxias, toda a chuva que costuma cair ao longo de abril aconteceu em menos da metade do mês. Foram registrados aproximadamente 280mm pelos dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Também choveu intensamente em Imperatriz, onde dos 226mm do mês, 122mm caíram somente em 24 horas, durante a quinta-feira (12). O centro do Maranhão foi outra área castigada com acumulado de 285mm em Presidente Dutra passando em mais de 30% do normal para todo o mês de abril.

Os problemas não estão restritos ao Maranhão. Os rios estão subindo cada vez mais em boa parte do Piauí e oito municípios decretaram emergência. No Ceará, municípios próximos da divisa com o Piauí, como Granja, sofreram inundações e deslizamentos neste início de abril.

Em João Pessoa (PB), o acumulado de chuva alcançou quase 65mm em 24 horas, correspondendo a 25% da média mensal, de acordo com a Agência de Águas do Estado. Também há relatos de chuva forte e dificuldade no deslocamento no sertão da Paraíba, no Agreste de Pernambuco.

Tendência para os próximos dias

A chuva continua pelo menos nos próximos dez dias! De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, diferentes sistemas meteorológicos trarão o mesmo resultado, ou seja, chuva forte, com acumulados significativos, acima dos 100mm para o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. De uma forma geral, as tempestades serão mais intensas no litoral dos estados, mas transtornos também podem acontecer no interior.

 

NE_pentadaprec_1

 

Na Bahia, a chuva forte da próxima semana estará associada com a passagem de uma frente fria. Já entre a Paraíba e Maranhão, um sistema de baixa pressão atmosférica, a ZCIT e a presença de nuvens carregadas chamadas de Ondas de Leste manterão a precipitação em alta.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.