Chuva forte atinge o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (14)

Áreas de instabilidade avançam e provocam chuva forte com acumulados acima dos 60mm que podem causar transtornos entre a quarta e a quinta-feira (15)

A semana começou com tempo aberto na maior parte do Rio Grande do Sul, mas o tempo muda a partir desta quarta-feira (14) e novas áreas de instabilidade conhecidas como cavado em altos níveis da atmosfera, aumentam as nuvens de chuva sobre o Estado gaúcho. As pancadas acontecem em todo o Estado, mas as chuvas mais fortes devem acontecer no centro e oeste, garantindo chance de temporais, rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo.

cheron-james-481530

Chuvas volumosas atingem o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (14)/ Fonte: Unsplash

Na quinta-feira (15) as áreas de instabilidade serão reforçadas com a chegada de uma nova frente fria. Portanto a possibilidade de temporais que podem trazer transtornos à população devido o grande acumulado e ao solo encharcado continua. A passagem deste sistema aumenta também as condições de chuva para o litoral, especialmente na região de Mostardas, onde as pancadas serão mais intensas e as temperaturas irão permanecer amenas ao longo da tarde.

O mapa de chuva indica um acumulado acima de 60 mm milímetros no oeste e centro do Rio Grande do Sul que devem acontecer entre a noite da quarta e a manhã da quinta-feira. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a maior parte dos municípios da região não recebiam um acumulado significativo como este desde agosto de 2017.

SU_pentadaprec_1

Paraná segue com previsão de chuva à tarde

Um fenômeno chamado de Alta da Bolívia organiza os ventos em altos níveis da atmosfera e favorece a formação de nuvens de chuva sobre o Estado do Paraná. Além disso os ventos úmidos que sopram do mar em direção à costa também contribuem para a entrada de umidade. Após uma manhã de tempo fechado, a capital Curitiba e outras áreas do Estado paranaense terão períodos de sol e tempo abafado. As pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e à noite, mas de maneira isolada e sem grandes volumes acumulados. No decorrer dos próximos dias a chuva tende a aumentar devido ao avanço de uma nova frente fria.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.