Chuva e calor marcam o fim de semana no Brasil

Tempo mantém padrão tropical, com temperaturas elevadas e chuvas à tarde

Neste fim de semana, as chuvas serão distribuídas por todo o país, mas não são duradouras, deixando parte do dia aproveitável.

Padrão tropical predomina no fim de semana, com chuvas à tarde e calor

Padrão tropical predomina no fim de semana, com chuvas à tarde e calor

 

Segundo a Somar Meteorologia, a atuação de uma corrente de jato traz chuvas ao Sul no sábado (27), com destaque para o litoral do Paraná, onde os volumes excessivos podem causar transtornos. Nessa área, as máximas diminuem, enquanto o restante da região segue com temperaturas elevadas. No domingo (28), as chuvas ainda são generalizadas, mas o risco maior continua para o leste paranaense.

No Sudeste, os acumulados se concentram na faixa sul da região no fim de semana. Os maiores volumes são para o litoral sul paulista pela tarde. Já o norte mineiro, Espírito Santo e norte fluminense ficam com tempo firme. Apenas o leste do Estado paulista tem temperaturas mais amenas, em torno dos 25ºC, e nas demais áreas podem ultrapassar os 30ºC.

No Centro-Oeste, o fim de semana será marcado por temporais entre o Mato Grosso e oeste goiano. No Mato Grosso do Sul, o tempo firme predomina nos dois dias e a sensação de calor abrange toda a região. No Norte, uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) provoca chuvas significativas no Amapá e Pará, em áreas próximas ao litoral. As temperaturas seguem elevadas.

As chuvas, no Nordeste, se concentram no litoral em todo o fim de semana, atingindo com intensidade a costa do Ceará, mas o tempo ainda fica favorável para as praias no começo do dia. As temperaturas podem ultrapassar os 30ºC na região.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Litoral nordestino terá chuvas nos próximos dias

Meteorologia alerta para chuvas volumosas entre Paraná e Baixada Santista