Chuva e calor marcam este fim de semana no Brasil

Segundo a Somar Meteorologia, áreas de instabilidade espalham chuvas por grande parte do país neste fim de semana, mas as temperaturas aumentam.

A região Sul fica com tempo instável no sábado (18), exceto na faixa oeste do Rio Grande do Sul. Os maiores volumes ficam entre o norte gaúcho e paranaense e há risco de transtornos, queda de granizos e alagamentos nessas áreas. As temperaturas não sobem tanto em relação aos últimos dias, com máximas em torno dos 24ºC na região. Já no domingo (19), as chuvas se afastam para o Sudeste e deixam o tempo firme nos três Estados, mas os ventos em direção sul derrubam as temperaturas e há chance de geada na Campanha gaúcha.

African American Parents Giving Children Piggyback Rides

A precipitação não deve atrapalhar o lazer do fim de semana / Foto: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

O fim de semana no Sudeste será com sensação de calor. As máximas ficam por volta de 30ºC em grande parte da região nos dois dias. Quanto à precipitação, o Estado paulista já recebe as instabilidades do Paraná no sábado. Ao longo do dia, os volumes se espalham por todas as áreas, inclusive a Região Metropolitana de São Paulo. Os demais Estados da região têm pancadas de chuva isoladas e rápidas. No domingo, as chuvas se concentram no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul do Espírito Santo.

O Centro-Oeste também conta com chuvas neste fim de semana. No sábado, os maiores volumes são no Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, enquanto Goiás recebe pancadas isoladas. Apesar disso, o calor continua intenso em toda a região.

No Nordeste, a precipitação atinge a metade oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí durante o sábado. O litoral recebe acumulado de baixo volume tanto no sábado quanto domingo, mas não deve atrapalhar o lazer nas praias da região.

As chuvas na região Norte são fortes durante todo o fim de semana, inclusive com possibilidade de descargas elétricas, principalmente na faixa oeste. Mesmo assim, as temperaturas elevadas persistem em todos os Estados.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

Índices Ultravioletas ficam mais altos na primavera