Chuva volumosa continua no Norte e Nordeste

Instabilidades provocam pancadas de chuva durante toda a semana na maior parte das duas regiões e o excesso de nebulosidade alivia o calor na Bahia

A atuação de uma frente fria na altura do Espírito Santo atrai a umidade da Amazônia e forma um corredor de chuva no início desta semana que vai desde o Acre e Amazonas até o Estado da Bahia, passando por Rondônia e grande parte do Pará.

Chuva atinge Norte e Nordeste até o feriado/ Fonte: Pixabay

De acordo a Somar Meteorologia, a nebulosidade ocorre de forma mais persistente no interior e sul baiano e no Piauí entre esta segunda e terça-feira (14). “O excesso de nuvens deixa o tempo mais ameno e as máximas chegam a ficar abaixo dos 25ºC na Bahia e sul piauiense até o feriado”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Na região Norte, a chuva é provocada principalmente por instabilidades tropicais, formadas pelo calor e a alta umidade. “A chuva ocorre principalmente no período da tarde em forma de pancadas, após as temperaturas atingirem máximas acima dos 30ºC no Amazonas e até mesmo dos 35ºC no Pará”, explica Oliveira.

Segundo o profissional, a chuva deve continuar com volumes significativos nas duas regiões pelo menos até a quarta-feira (15). A partir da quinta-feira (16), a frente fria perde força e as temperaturas voltam a se elevar no Nordeste, passando dos 30ºC até o fim de semana, enquanto na região Norte, o corredor de umidade se dissipa, e as pancadas de chuva ocorrem apenas em pontos isolados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Conferência climática da ONU tem início na Alemanha

Conta de luz vai ficar mais cara em novembro

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña