Chuva continua em boa parte do Norte do país

Acumulados tendem a ser elevados a partir do fim de semana

O tempo continua instável nesta semana na região Norte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, a Alta da Bolívia que causa temporais nos meses de primavera e verão, o calor e a alta umidade provocam chuva em grande parte dos Estados.

Amazônia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

A precipitação vem de forma generalizada em toda a região nesta terça-feira (10), porém com mais intensidade sobre o oeste da Amazônia. Durante a quarta-feira (11) e quinta-feira (12), as pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde e a possibilidade de transtornos continua no Estado do Amazonas.

Além disso, a previsão também é de chuva forte a qualquer hora do dia sobre o Amapá e também no norte do Pará, mas por conta da atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

“A partir do fim de semana a chuva será mais volumosa especialmente em alguns pontos do Amazonas e oeste do Pará, onde os acumulados podem passar facilmente dos 100mm”, adianta a meteorologista Fabiene Casamento.

Já as temperaturas devem se manter elevadas na região nos próximos dias. Apenas em meados de janeiro é que o calor tende a diminuir, por conta do excesso de chuva prevista especialmente entre Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima.

 

 

Queimadas

Mesmo com os registros de pancadas de chuva nos primeiros dias do ano, a região Norte já registrou mais de 150 focos de incêndio, sendo que 95 queimadas foram contabilizadas apenas no Estado do Pará. Os dados são do Monitoramento de Queimadas e Incêndios do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

O que esperar de janeiro?

Como evitar as doenças típicas de verão?