Semana começa nublada no Centro-Sul

Feriado pode ter chuva no litoral Sul e Sudeste, mas calor continua na maior parte do país

O fim de semana terminou com a chegada de uma frente fria que provocou chuva intensa e volumosa no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema avança pela região Sul e chega ao litoral do Sudeste perto do Dia das Crianças, mas será que vai atrapalhar quem pretende curtir a praia no feriado?

umbrella-rain-weather-colorful-season-wet-autumn visual hunt

Chuva avança pelo Centro-Sul na próxima semana/ Fonte: Pixabay

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as precipitações se espalham sobre Santa Catarina e Paraná até a quarta-feira (11) e causam um leve declínio nas temperaturas. A frente fria avança pelo oceano e chega à altura do Sudeste no feriado. “Apesar disso, o sistema deve provocar pancadas típicas de verão apenas no litoral paulista e as temperaturas ainda ficam elevadas em toda a faixa litorânea”, comenta.

No Centro-Oeste, é apenas o Mato Grosso do Sul que deve receber as precipitações. “Ainda assim, o Estado deve ter apenas pancadas fracas e isoladas, enquanto no restante da região, o tempo firme ainda predomina com máximas que chegam perto dos 40ºC no interior do Mato Grosso na metade da semana”, afirma Oliveira.

Áreas de instabilidade também devem provocar pancadas de chuva com cara de verão em parte da região Norte. Os maiores acumulados devem ser sentidos na faixa oeste, entre Acre e Rondônia, além do sudoeste do Amazonas. No Tocantins, o tempo firme ainda deve manter as temperaturas bastante elevadas e o tempo seco favorece o risco de queimadas entre o sudeste do Pará e o norte do Tocantins.

O tempo também deve ter cara de verão no litoral nordestino, onde a chuva ocorre em forma de pancadas muito fracas e isoladas, principalmente no período da manhã. No restante do dia, calor e tempo firme predominam nas praias e favorecem o turismo. No interior, o tempo segue seco e as temperaturas ficam elevadas, com máximas acima dos 30ºC durante toda a semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Energia: Outubro terá bandeira vermelha patamar 2

Brasil registra 3997 focos de queimadas nos três primeiros dias de outubro