Chove em Goiânia e Brasília após 80 dias de seca

As pancadas de chuva não devem durar por muito tempo e o ar seco volta a predominar no fim de semana em Brasília e Goiânia

Finalmente a chuva retornou ao Brasil central após mais de dois meses de estiagem e avançou em parte de Goiás e do Distrito Federal. Em Goiânia (GO), a chuva começou no final da noite da quarta-feira (08), pondo fim aos 80 dias consecutivos sem registro de chuva.

Os acumulados foram modestos, na casa dos 5mm de acordo com a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mas já representa alívio aos moradores.

Em Brasília (DF), a chuva chegou fraca na manhã desta quinta-feira (09) e foi registrada por imagens de radar meteorológico e relatos de munícipes. Não houve, no entanto, registro de acumulados de chuva até o fechamento desta nota em nenhuma estação meteorológica. A chuva aconteceu após 81 dias sem chover no Distrito Federal.

O que provocou o retorno da chuva?

As pancadas de chuva desta região estiveram associadas a uma área de instabilidade conhecida por cavado, formada por ventos a mais de 10 km de altura, e que acompanha o avanço de uma frente fria pela costa do Sudeste.

Próximos dias

A previsão é de chuva forte e até mesmo trovoadas ainda na tarde desta quinta-feira, mas de modo bem localizado em Goiás e Distrito Federal. A expectativa é de que o tempo continue instável por alguns dias até pelo menos a madrugada deste sábado (11) entre Goiânia e Brasília, com eventuais pancadas de chuva isoladas e de baixo acumulado em ambas as capitais.

ezgif.com-gif-maker (52)

Acumulado de chuva no Centro-Oeste entre 09 e 11 de agosto |Fonte: Somar Meteorologia

Posteriormente, o ar seco volta a tomar conta do Centro-Oeste e no domingo o tempo já fica bastante firme.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.