Calorão no Centro-Oeste durante esta semana

Temperaturas podem ultrapassar os 36ºC em grande parte da região

O interior do país continua com predominância do tempo seco. Essa condição associada às altas temperaturas favorece a queda da umidade relativa do ar e o aumento do número de queimadas.

Temperaturas altas e tempo seco diminuem  a umidade relativa do ar / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Temperaturas altas e tempo seco diminuem a umidade relativa do ar / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil foi responsável por 4997 focos de queimada no início desta semana. Desse valor, 9% ocorreram no Mato Grosso e 4,6 % no Mato Grosso do Sul.

O Centro-Oeste tem registrado calor intenso, principalmente no Estado mato-grossense. Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ao menos doze cidades tiveram a tarde mais quente do ano nesta segunda (07), com valores acima de 35ºC.

Nesta terça-feira (08), o tempo firme e temperaturas elevadas continuam em grande parte da região. A exceção fica para as áreas de divisa entre o Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, que podem receber chuva isolada até o fim do dia por conta de instabilidades tropicais. A massa de ar seco permanece durante a quarta (09) na região, deixando os níveis de umidade relativa do ar baixos, mas a umidade ainda pode trazer precipitação isolada para o Mato Grosso.

Até o fim de semana, a instabilidade segue no noroeste mato-grossense e o tempo aberto predomina na maior parte do Centro-Oeste, com calor intenso. As temperaturas podem ultrapassar os 38ºC na região pantaneira durante a quinta-feira (10).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Sudeste tem calor fora de época nesta semana

Norte do Maranhão e litoral nordestino recebem chuvas