Calor retorna ao país a partir da quarta-feira (15)

Temperaturas voltam a subir na segunda quinzena de novembro

Em plena primavera, as temperaturas tiveram uma queda no Centro-Sul no início desta semana. De acordo com a Somar Meteorologia, os declínios se dão por conta da entrada de ondas de frio tardias durante a primavera e também em razão da temperatura do Oceano Pacífico.

O calor será persistente em todo o país / Foto: Visual Hunt

O calor será persistente em todo o país / Foto: Visual Hunt

Mas a previsão é de retorno do calor para o país na segunda quinzena de novembro. No feriado de quarta-feira (15), o Sul já fica com temperaturas elevadas pela tarde, com máximas entre 27ºC e 30ºC, apesar do frio durante manhã. Na quinta-feira (16), as temperaturas voltam a cair devido ao excesso de chuvas.

O mesmo vale para o Sudeste, porém com maior persistência. As máximas ficam por volta de 30ºC e seguem elevadas até a segunda-feira (20), embora as madrugadas ainda sejam frias. O Centro-Oeste recebe condições semelhantes e são os volumes de chuva que interrompem a sensação de calor a partir do dia 20.

O Nordeste fica com temperaturas amenas na divisa da Bahia com Minas Gerais em função da precipitação, mas o calor passa a predominar na segunda quinzena do mês. O Norte, que já registra calor excessivo, pode registrar temperaturas extremas neste período. “Desde o fim de outubro não se registrava sequência de dias com temperaturas elevadas em praticamente todo o país”, afirma Celso Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Frente fria atravessa o país no fim de semana