Calor ainda predomina no país nesta semana

Chuvas se concentram no Sul, litoral nordestino e região Norte

Após o feriado prolongado, a próxima semana ainda será marcada por tempo seco e calor no interior do país.

Tempo firme predomina no interior do Brasil / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Tempo firme predomina no interior do Brasil / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria provoca chuvas no Rio Grande do Sul na segunda-feira (11) e, ao longo dos dias, atinge grande parte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. “O potencial para transtornos, que são comuns nessa época, já aumentam”, comenta a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. O frio se restringe à metade sul do Estado gaúcho.

A região Sudeste continua com tempo firme e baixa umidade relativa do ar durante a semana. A previsão de chuvas fica para a segunda quinzena do mês. “Os volumes começam no litoral paulista e, aos poucos, avançam para o interior do Estado”, afirma Vieira. As máximas seguem elevadas em grande parte da região e ficam em torno de 27ºC.

O corredor de umidade da Amazônia organiza chuvas no Centro-Oeste no início da próxima semana, que alcançam áreas do Mato Grosso do Sul próximas ao Paraguai. Mas as instabilidades perdem força e o tempo seco volta a predominar em meados da semana, com temperaturas elevadas em toda a região.

As regiões Norte e Nordeste permanecem com o padrão de chuvas semelhante aos últimos dias. O litoral nordestino ainda tem tempo instável, enquanto o interior fica com tempo firme e sensação de calor. No Norte, as chuvas se concentram na faixa norte e as máximas podem ultrapassar os 35ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Brasil é o país com mais focos de queimadas da América do Sul

Será que vai dar praia no feriadão?