Café: Chuva atrapalha colheita, mas não compromete produção

Frente fria volta a trazer chuva para os cafezais

Enquanto as temperaturas caem em algumas áreas da região Sudeste, por conta da atuação de uma massa de ar polar, uma frente fria ainda traz chuva, até com forte intensidade, sobre grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e também no Espírito Santo.

Café

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Por conta de vários dias de tempo seco, muitos grãos de café anteciparam sua maturação, o que levou o adiantamento da colheita em algumas lavouras. “Esse percentual ainda é pequeno e segundo informações de campo, o índice de área colhida no país não passa dos 3% até o momento”, comenta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Com a previsão de chuvas no final desta semana, os trabalhos de colheita podem ser comprometidos momentaneamente, mas não acarretará em prejuízos, inclusive na qualidade dos grãos. “Essas precipitações são bastante benéficas para o desenvolvimento dos grãos e também das plantas”, finaliza Santos.

De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de chuva sobre algumas áreas produtoras de café até o domingo (01), sendo mais generalizada na sexta-feira (29).

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Veja as imagens de satélite em tempo real

Qual é a diferença entre geada, neve e chuva congelada?