Brasília: Chuva cessa por dois dias e nível dos reservatórios volta a cair

Capital registrou metade da média de chuva do mês até agora, mas déficit hídrico continua

Apesar dos 138,5mm acumulados na primeira quinzena de novembro, distribuídos em 11 dias de chuva e que representam quase 45% da média do mês, que é de 239,4mm, o nível dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento da cidade de Brasília diminuiu nos últimos dias. 

cantareira

Reservatórios de Brasília têm nível em queda após dois dias sem chuva/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com os dados da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), o tempo firme que predominou entre a terça e a quarta-feira (15) na capital, foi suficiente para que o volume armazenado em Descoberto até ontem (15) caísse de 6,9% para 6,5% do volume total, enquanto Santa Maria caiu de 23% na segunda-feira (13) para 22,7%. 

A previsão da Somar Meteorologia é de que áreas de instabilidades voltem a trazer pancadas de chuva com volumes significativos para a cidade até a próxima semana, quando a chegada de pelo menos duas frentes frias promete potencializar o volume de chuva. 

Segundo a meteorologista da Somar Olívia Nunes, novembro deve terminar com acumulados próximos da média na capital. “O mês promete índices mais otimistas comparados a outubro, com volumes mais elevados e precipitações com maior frequência. Enquanto outubro registrou apenas 19% da média em 6 dias de chuva, novembro só teve cinco dias de tempo firme até agora e a chuva que retorna nesta quinta-feira (16) só deve cessar na virada do mês”. 

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Conferência climática da ONU tem início na Alemanha

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña