Brasil central ainda terá muita chuva nos próximos dias

Goiânia e Brasília podem receber entre 150 e 200 mm de chuva em um período de cinco dias e há risco para transtornos.

A quinta-feira (09) começou bastante instável no Brasil Central e no Distrito Federal. Nas últimas 24 horas, áreas de instabilidade favoreceram chuvas fortes sobre a região.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (CEMADEN), nas últimas 24 horas, choveu 62 mm em Aparecida de Goiânia (GO) e 31 mm na capital de Goiás.

O normal para a região é chover 218 mm no mês de novembro inteiro. Em Aparecida de Goiânia, a chuva das últimas horas corresponde a um terço do normal para o mês.

Mesmo com  o tempo instável, a Infraero informa que as operações do aeroporto de Goiânia estão normais. Em Brasília (DF) a chuva acumula 5 mm em 24 horas.

Previsão para os próximos dias

Ainda há previsão de chuva em Goiás e Distrito Federal. A chuva ganha força novamente até o final desta quinta-feira (08) e prossegue forte e volumosa pelo menos até o sábado (10).

Além disso, por conta do tempo fechado, a sensação térmica fica baixa tanto pela manhã quanto à tarde. A máxima mal passa dos 22ºC na capital federal hoje e dos 18ºC no sábado.

ezgif.com-gif-maker (70)

Acumulado de chuva região Centro-Oeste entre 08 e 11 de Novembro |Fonte: Somar Meteorologia

Os acumulados previstos podem ficar entre 150 e 200 mm nos próximos cinco dias. Sendo assim, atenção para transtornos em áreas de risco como alagamentos e deslizamentos de terra. As estradas que cortam ambos os estados também podem ser prejudicadas pelo alto volume de água.

Quando a instabilidade diminui?

É somente no domingo (11) que a chuva vai alternando períodos de melhoria e a temperatura volta a subir nos intervalos, com retorno da sensação de calor entre Brasília e Goiânia.

Mesmo assim, ainda tem previsão para pancadas de chuva mais isoladas inclusive na próxima semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.