• Aproxime-se de seus amigos! Compartilhe sua programação! connecte-se com Facebook
Bahia passa por semana com extremos meteorológicos

Enquanto cidades baianas sofrem com as fortes chuvas, outras vivem em emergência pela seca

O Estado da Bahia vive uma semana com extremos. No último fim de semana, uma frente fria provocou temporais, com acumulados que passaram dos 300mm em alguns municípios, o que corresponde a toda a média mensal.

chuva

Acumulados chegaram a 300mm em algumas cidades / Foto: Banco de imagem Somar Meteorologia

O município de Candeias declarou situação de emergência, enquanto Santo Amaro também teve muitos estragos por causa do temporal e transbordamento do rio Subaé.

No interior do Estado, no entanto, a situação é bem diferente. Na terça-feira (14), a cidade de Poções teve seu decreto de emergência reconhecido pelo governo estadual por conta da seca e de grande prejuízo na zona rural. Em 45 dias, choveu menos de 50mm quando o normal seria 200mm. Mais 17 cidades estão em estado de emergência pela seca.

De acordo com a Somar Meteorologia, os últimos 10 dias de abril serão mais chuvosos em parte da Bahia com a chegada de uma nova frente fria. Somente o norte baiano permanecerá mais seco até pelo menos o fim do mês.

 

Celso Oliveira é meteorologista e mestre em agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), e desde 2001 é colaborador da Somar Meteorologia.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

VEJA MAIS

Veja as imagens de satélite em tempo real