Acumulado de chuva para o Brasil nesta semana

Confira o balanço da última semana e o volume de chuva e temperatura previstos para os próximos dias em todo o Brasil.

Na última semana, ocorreram pancadas de chuva sobre boa parte das áreas produtoras agrícolas do país com acumulados elevados, acima dos 150 mm, no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, Triângulo Mineiro e áreas do norte do Estado de Mato Grosso.

No extremo sul do Rio Grande do Sul, entre o noroeste do Paraná e o centro de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e na maior parte do MATOPIBA, apesar da precipitação, ela não foi suficiente para alcançar a média histórica semanal.

Acumulado de chuva previsto entre 05 e 11 de novembro

A previsão é para uma semana com elevado acumulado de chuva sobre o centro do Brasil. A formação de um intenso sistema de baixa pressão atmosférica canaliza a umidade da Amazônia sobre o
noroeste de Minas Gerais, centro e norte de Goiás, sudoeste da Bahia, leste e sul de Tocantins e leste de Mato Grosso gerando acumulado acima dos 160 mm.

Boa parte da chuva deve acontecer entre a noite desta segunda-feira (05) e a madrugada do sábado (10) paralisando as atividades de campo, mas garantindo posterior umidade no solo para a retomada das atividades de instalação de grãos.

Além destes Estados, a chuva também será significativa, com pelo menos 70 mm nos próximos sete dias, no Espírito Santo e no Maranhão.

Por outro lado, a Região Sul e boa parte dos Estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul passarão por uma semana sem chuva significativa.

acumulado de chuva

Acumulado de chuva entre 05 e 11 de Novembro |Fonte: Somar Meteorologia

Temperaturas mais baixas no Centro-Sul

Uma massa de ar mais frio no oceano e o excesso de nuvens no interior deixarão a temperatura máxima mais baixa desde o sul do Rio Grande do Sul até Goiás, Minas Gerais e sudoeste da Bahia nesta semana, especialmente entre quarta-feira (07) e sábado (10).

Previsão estendida

Na próxima semana, a chuva enfraquecerá sobre o centro e retornará ao sul do Brasil.

Este padrão de oscilação, ora com a chuva forte sobre o sul, ora sobre o centro e ora sobre o norte do país, favorece a agricultura, pois, apesar de alguns acumulados extremos, a chuva não é duradoura.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.