Temporais no Maranhão marcam a primeira semana de abril

ZCIT favorece a formação de nuvens carregadas na faixa norte da Região Nordeste

Abril mal começou, mas em apenas três dias o volume de chuva em algumas cidades do estado do Maranhão já alcançaram cerca de 1/3 da média climatológica para o mês. Além disso, modelos meteorológicos indicam que o volume de chuva deve até ultrapassar a média para este período entre o Ceará e o Maranhão.

A atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), têm favorecido a formação de áreas de instabilidades. E como é comum nesta época do ano, este sistema influência o tempo fazendo com que a chuva não dê trégua à faixa norte nordestina.

Segundo dados das estações pluviométricas do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), cidades do norte maranhense, tais como Alto Alegre do Pindaré, Matões do Norte e Satubinha acumularam mais de 100 mm de chuva entre a noite de ontem (02) e a manhã desta terça-feira (03). Sendo que o acumulado esperado para todo o mês nessas áreas é de valores em torno de 300mm.

Na imagem do satélite GOES-12, podemos observar os núcleos intensos de chuva associados a ZCIT atuando sobre o norte do Maranhão. Foram esse núcleos de chuva que provocaram os altos acumulados desde o inicio desta semana:

goes

Como a ZCIT influência na formação de núcleos intensos de chuva?

Para entender como esse fenômeno provoca a formação de nuvens carregadas, pode-se partir da definição do sistema que consiste em: a ZCIT é o encontro dos alísios de sudeste do Hemisfério Sul e os ventos alísios de nordeste do Hemisfério Norte, tais ventos convergem transportando ar quente e úmido. Desse modo, a medida que esses ventos (quentes e úmidos) convergem, formam uma área de baixa pressão em superfície, que consequentemente, favorecem a formação de uma forte corrente de ar ascendente (figura abaixo).

zcit

Fonte: meteoropole.com.br

É neste processo que formam-se as nuvens profundas, conhecidas como Cumulonimbus – as nuvens de tempestades. Vale ressaltar que a formação desse tipo de nuvem vai depender também de outros elementos meteorológicos, como a umidade do ar, o cisalhamento do vento, entre outros. Portanto, nem toda corrente de ar ascendente vai resultar em um núcleo intenso de chuva.

Previsão para os próximos 15 dias

Entre os dias 03 e 12 de abril, a atuação da ZCIT provoca chuvas volumosas entre o Maranhão, Piauí Ceará e parte do oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O destaque é para o Maranhão, onde os acumulados podem atingir a média climatológica logo nesta primeira quinzena de abril.

ezgif.com-gif-maker (2)

Projeção do acumulado para o mês de abril na Região Nordeste

Já entre a Bahia e a faixa leste nordestina, a previsão é de chuvas mais isoladas e com baixos acumulados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.