2018 terá o frio mais intenso em 100 anos?

Baixa atividade solar e Oceano Pacífico frio deixarão a temperatura mais baixa neste ano, mas pior frio em um século é pouco provável

Circulou pelas redes sociais durante o fim de semana a informação de que o inverno de 2018 será o mais frio em 100 anos. A notícia, juntamente com as imagens registradas no forte inverno do Hemisfério Norte realmente assusta.

brasil-pode-ter-o-inverno-mais-frio-dos-ultimos-100-anos-5adb1d468d816

Será que realmente fará tanto frio assim?

A princípio a notícia do inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos é fake news. No ano passado, o oceano Pacífico estava mais quente, o que fez com que parte das ondas de frio não chegassem até o Brasil.

Neste ano, a Somar Meteorologia afirma que do ponto de vista teórico, as condições atuais do oceano Pacífico mais frio que o normal e a baixa atividade solar colaboram com a ideia de que 2018 será mais frio que 2017, por exemplo.

De acordo com as simulações para o inverno, não aparecem ondas de frio intensas e frequentes a ponto de deixar a estação com temperaturas tão baixas por um período tão prolongado. Entretanto, isto não significa que nenhuma onda de frio intensa chegará ao Brasil.

Veja também: Como será o mês de maio no Brasil

Poderemos registrar algo semelhante ao observado em julho de 2013, quando nevou em boa parte da Região Sul, mas isto não será registrado durante todo o inverno. Apareceria, no máximo, por uma semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.