" }
Tempo influencia saúde dos animais

Entenda como as temperaturas extremas e o tempo seco podem impactar na saúde do seu bichinho

Não é apenas a saúde dos seres humanos que sofre influência das condições do tempo. Os animais de estimação também sentem os efeitos de extremos, como o tempo seco e o calor e podem desenvolver doenças bastante parecidas com as dos donos.

Saúde dos animais também é influenciada pelo tempo/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o médico veterinário Rodrigo Ramalho, da Clínica Veterinária Pet Salon, os casos mais comuns costumam ser observados em dias de baixa umidade relativa do ar. “É comum aparecerem animais com tosse alérgica, rinites e desconforto ocular, principalmente cães braquicefálicos como shih tzu, pugs e bulldoges”.

Já nos dias de frio extremo, o problema mais frequente é a gripe. De acordo com Ramalho, o risco é ainda maior para os animais que ficam em áreas externas como varandas ou quintais. Em alguns casos, os bichinhos podem chegar a ter pneumonia.

No verão o grande problema são os parasitas. “A eclosão de ovos de pulgas e carrapatos aumenta bastante nos dias quentes e úmidos, mas a prevenção é fácil e pode ser feita através de coleiras, comprimidos orais e pipetas spot on aplicadas na nuca do animal. Todos esses métodos são muito eficazes no combate de parasitas”, comenta o médico.

O veterinário chama mais atenção ainda para quem tem ou pretende ter um animal exótico. “Esses bichinhos requerem uma alimentação e cuidados especiais, que são difíceis de encontrar, além disso, é preciso realizar adaptações na casa, principalmente para manter o conforto térmico do animal”.

Não são só os de estimação

Assim como os animais exóticos, os bichos de fazenda também precisam de ambientes adequados e bem adaptados. O meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, conta como o tempo pode influenciar até mesmo a qualidade do leite produzido pelas vacas.

“Épocas de frio ou calor extremo podem deixar o animal estressado, e isso afeta a quantidade e a qualidade do leite. A carne também sofre essa influência, principalmente quando não há uma forma de confinamento adequado”, afirma.

Segundo o especialista, é comum casos em que na falta de energia elétrica, animais de criadouros como porcos e aves cheguem a morrer pela falta de luz e ventilação, mesmo que por pouco tempo.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Como é medida a velocidade do vento?

Como a alimentação é influenciada pelo tempo?