" }
Saúde: Idosos sentem mais os efeitos do frio

Especialista recomenda cuidados para diminuir o impacto das baixas temperaturas no inverno

O inverno 2017 tem sido marcado pela alternância de ondas de frio intensas e períodos de temperaturas elevadas, embora os intervalos de frio sejam de menor duração em relação ao ano passado. De acordo com a Somar Meteorologia, ainda há previsão de massas de ar frio atingir o país antes do fim da estação, e nos dias de baixas temperaturas, os idosos são uma parcela da população que mais sente os impactos do tempo.

frio pessoas

Prática de esportes em dias de frio é recomendada para idosos/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o ortopedista Thiago Bernardo Carvalho de Almeida, do Hospital Ifor, isso acontece porque a musculatura se contrai mais no frio. “O sangue se concentra mais no abdômen e no tórax por conta do esforço dessas articulações, por isso quem já sofre de problemas nas articulações e  na circulação do sangue sente esses efeitos com maior intensidade”, explica.

Para evitar as dores provocadas nos dias de temperatura baixa, o especialista recomenda aquecimentos e alongamentos. “Se não houver restrição médica, o idoso pode praticar esportes normalmente, tanto em ambientes fechados, mais protegidos do frio, quanto em espaços abertos. O impacto da temperatura diretamente no corpo, não afeta o funcionamento das articulações, desde que o aquecimento seja feito de forma correta”.

Para quem já sofre de problemas articulares como artrite e artrose, atividades com menor impacto são mais adequadas. “A hidroginástica, por exemplo, gera mais conforto para o praticante, e se água for aquecida, o estímulo para a circulação do sangue é maior desde o início da atividade”, finaliza o especialista.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.