Saiba os cuidados que se deve ter com a voz

Fonoaudióloga dá dicas do que fazer para ter uma voz saudável

O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril com o objetivo de lembrar a importância de cuidar desta, que é inclusive uma importante ferramenta em muitas profissões.

Dia do Jornalista

Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

É o caso da meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, que diariamente apresenta a previsão do tempo em rádios e televisão. Para não atrapalhar o desempenho da voz, a profissional procura não tomar gelado e evitar o café.

No outono, a variação de temperatura pode trazer problemas para a voz. “Em períodos de tempo seco, é importante manter o organismo bem hidratado. Para isso, devemos beber bastante água aos poucos durante o dia, nunca em grande quantidade para não favorecer o refluxo gastroesofágico”, comenta a fonoaudióloga Maria Fernanda Pasini.

Além disso, existem outras formas das pregas vocais ficarem bem hidratadas e lubrificadas, como “inalar o vapor de água – seja de uma panela ou mesmo durante um banho rápido – e também umedecer uma gaze com água e respirar com ela nas narinas”.

Manter a voz saudável é importante em qualquer estação, e para isso, é necessário cultivar hábitos saudáveis, como fazer uma boa hidratação, beber bastante água, especialmente se permanecer em ambientes com ar condicionado. “Além disso, é interessante ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e alongamentos, e também dormir bem, algo fundamental para uma boa qualidade vocal”, exemplifica Pasini.

E o que não fazer? De acordo com a fonoaudióloga Maria Fernanda, é bom evitar hábitos nocivos, como pigarrear, tossir sem necessidade, usar pastilhas e sprays que anestesiam a garganta e que podem gerar o esforço vocal, além do fumo, o álcool e permanecer em lugares com muita poeira ou fumaça.

 

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
O tempo influencia na propagação do vírus H1N1?

Oscilação térmica no outono pode prejudicar a saúde