" }
Rio 2016: Como vai ficar o tempo nas competições?

Ventos fortes podem atrapalhar competições na costa da capital carioca

Os jogos olímpicos foram oficialmente iniciados na última sexta-feira (05), com tempo firme, mas no fim de semana, uma frente fria provocou fortes ventos que chegaram a 72km/h na manhã do domingo (07) e causaram o cancelamento das competições de remo e a suspensão do Teleférico do Alemão, além do fechamento da Megastore do Parque Olímpico.

Os atletas que competiram nas categorias de tiro com arco, vôlei de praia e tiro esportivo, também alegaram se sentir prejudicados pela ventania, porém a suspensão das provas não foi autorizada, e os jogos seguiram normalmente.

canoagem

Competições ao ar livre podem ser influenciadas pelo tempo/Fonte: Paulo Múmia via Portal FoxSports

De acordo com a Somar Meteorologia, as fortes rajadas de vento continuarão a atingir a capital principalmente durante as tardes pelo menos até a quinta-feira (11). “A ventania não deve ser tão intensa quanto a que houve no domingo, mas pode atrapalhar algumas provas ao longo da semana”, comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Além dos ventos, a cidade olímpica deve sentir também uma queda brusca na temperatura durante esta semana. Na terça-feira (09), as máximas devem chegar aos 31ºC, enquanto na quarta-feira (10) as temperaturas não passam dos 24ºC na capital carioca.

Finais ao ar livre podem ser influenciadas pelo tempo nesta semana

Os atletas que irão competir nas finais de canoagem slalom que ocorrem entre a terça e a quinta-feira poderão sentir a influência do vento no estádio. As competições de tiro com arco, vôlei de praia, tiro esportivo e tênis, acontecem ao longo de toda a semana, e também podem ser influenciadas pela ventania, principalmente entre a tarde de terça e quarta-feira.

As provas de remo na Lagoa estão entre as mais influenciadas pelo tempo. As etapas eliminatórias continuam nesta terça-feira, e as finais ocorrem entre a quarta-feira (10) e o sábado (13). As equipes de remo que disputarem nos últimos dois dias de competição deverão aproveitar um tempo mais firme e com ventos fracos com velocidade entre 2km/h e 8km/h.

Outras competições como basquete, voleibol, boxe, e natação ainda terão fases eliminatórias ao longo desta semana, enquanto os atletas de judô e esgrima seguem competindo nas finais, mas por serem disputados em ambientes fechados, não sofrem influência do tempo.

Confira os horários e as equipes que irão disputar nos próximos dias no calendário disponibilizado no portal Rio2016.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Saúde: Idosos sentem mais os efeitos do frio

Como fica o tempo nas Olimpíadas Rio 2016?

Por que a preguiça aumenta no frio?

Como vai ficar o tempo nesta semana?