Qual a alimentação ideal para o verão?

Nutricionista indica os melhores alimentos para a estação mais quente do ano

Sabe aquela preguiça que bate especialmente depois do almoço? No verão, ela costuma ser ainda mais forte. Mas por que isto acontece? Será que dá para evitar? Confira:

Fonte: Visualhunt

Segundo a nutricionista Lais Amigo, o corpo gasta energia para digerir alimentos, e no calor, esse esforço aumenta. Além disso, “quanto mais pesada for a alimentação, mais energia o corpo gasta, e na produção de energia a temperatura do corpo também se eleva e aumenta a sudorese (o suor) o que por sua vez, aumenta a desidratação e pode causar ainda mais cansaço. Vira uma bola de neve”, explica.

Para evitar esse cansaço, a nutricionista indica a ingestão de alimentos leves: “frutas, verduras e legumes, como melancia, rabanete e tomate, que além de ajudar na hidratação, possuem baixa caloria. Por outro lado, alimentos gordurosos e processados devem ser evitados”.

Fonte: Slothilda.com

Outra coisa importante é não deixar de se hidratar: água de coco, sucos e chás gelados naturais, além é claro, da água pura e fresca. São recomendados de 08 a 10 copos por dia.

Para os diabéticos, os cuidados devem ser redobrados, “Isso porque a diminuição da água no corpo, assim como o aumento da temperatura corporal, aumenta o risco de hiperglicemia. Por isso nos períodos muito quentes é fundamental os diabéticos testarem, com mais frequência, os índices de glicemia e seguirem mais a risca as dicas de hidratação com alto consumo de líquidos e boa alimentação”, afirma.

A nutricionista também recomenda evitar o jejum, dietas restritivas e shakes para emagrecer, “pois podem levar a vários prejuízos e não emagrecem, apenas desnutrem aos poucos o corpo de quem se arrisca com essas alternativas”.

Tá calor aí?

De acordo com a Somar Meteorologia, O El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e potencializa os eventos meteorológicos, continua a influenciar a estação. Sendo assim, o padrão para o verão de 2016 é de calorão em todo o país.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o verão?

Diabéticos sofrem mais com o calor

Ar condicionado pode ser prejudicial para a saúde humana