" }
Por que a preguiça aumenta no frio?

Confira como espantar o desânimo nesta época do ano

O inverno começou há pouco mais de um mês no Hemisfério Sul e com ele começaram os dias mais frios em grande parte do Brasil, que deixam grande parte da população com certo desânimo para realizar as atividades diárias, como simplesmente sair da cama. Mas por que a fadiga aumenta no frio?

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

De acordo com a neuropediatra Maria Cecília Lopes, do Hospital Leforte em São Paulo, o organismo humano é composto por três ritmos biológicos: circadiano (período de aproximadamente 24 horas, marcado pelo estado de sono e vigília), infradiano (período maior que 28 horas) e ultradiano (com duração menor que 20 horas e que é influenciado pela nossa rotina, alimentação e atividades).

“Diferente do verão, o tempo de sono aumenta durante o inverno e o nosso organismo tem um estímulo reduzido. Além disso, a sonolência no frio faz com que tenhamos mais cochilos durante o dia, o que interfere diretamente na qualidade do sono à noite”, explica a especialista.

Outro fator que influencia na fadiga é a falta de luminosidade natural do sol durante a estação. “A luz estimula o alerta e a redução dela altera a melatonina, que é um neurotransmissor da serotonina, responsável pelo humor. É por conta da variação de luz e do ambiente que existem casos de depressão sazonal em alguns países mais frios”, comenta Lopes.

Apesar de grande parte da população ter mais preguiça nos dias frios, há um percentual de pessoas que ficam mais dispostas e segundo a especialista, isso acontece porque cada um tem uma variabilidade em resposta ao ambiente. “É fundamental que as pessoas percebam seu próprio ritmo de sono e vigília, mantendo a disciplina em atividades físicas e também da alimentação”.

 

Cuide-se: Saiba como espantar a preguiça no frio 

Você sabia que o gasto calórico aumenta no frio? O personal trainer Allan Anjos explica que o corpo trabalha mais para se aquecer nesta época do ano, já que a temperatura ambiente geralmente é menor do que a corporal. “Com isso, o corpo perde calor para o meio e o organismo aumenta a produção interna de calor, aumentando assim o metabolismo na tentativa de manter a temperatura do corpo”.

 

Confira algumas dicas para aproveitar o inverno da melhor forma:

- Tenha boas noites de sono;

- Evite cochilos durante o dia;

- Opte por uma alimentação balanceada, pois as comidas calóricas tendem a gerar mais cansaço;

- Não deixe de tomar água;

- Pratique exercícios físicos, nem que seja uma caminhada diária de 20 a 30 minutos.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Frio: Casos de doenças respiratórias aumentam em 45%

SP: Campanhas do agasalho ajudam a amenizar o frio