Pesquisa da OMS chama atenção para qualidade do ar

Baixa umidade e poluição do ar podem gerar problemas de saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) ligada à ONU divulgou em maio um estudo que revela que 98% das cidades com mais de 100 mil habitantes em países de renda média ou baixa estão com a qualidade do ar abaixo dos níveis recomendados pela organização.

Cidad de São Paulo possui um dos maiores índices de poluição do ar no Brasil/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Cidade de São Paulo possui um dos maiores índices de poluição do ar no Brasil/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

O estudo também aponta que mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por conta da poluição do ar. De acordo com as estatísticas, uma a cada oito mortes no mundo estão relacionadas à exposição em ambientes contaminados.

O levantamento feito pela OMS avalia a quantidade das partículas concentradas no ambiente que oferecem maior risco à saúde, conhecidas como PM 2,5. O órgão considera que qualquer valor acima de 10 microgramas de PM 2,5 por metro cúbico seja nocivo. Em São Paulo, o ar possui cerca de 19 microgramas por metro cúbico, ou seja, quase o dobro do valor recomendado.

O ar seco no inverno pode se tornar um agravante. “Durante a estação, é normal que as chuvas fiquem mais escassas, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste o que faz com que a umidade relativa do ar diminua, enquanto a concentração da poluição aumenta”, comenta a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira.

Meses mais seco do ano/ Fonte: INMET

Meses mais seco do ano/ Fonte: INMET

Segundo a OMS, as principais ocorrências causadas pela poluição estão ligadas a problemas respiratórios e irritação das mucosas, como rinites alérgicas e crises de asma.

Para evitar ou amenizar os sintomas causados pelo tempo seco e pela poluição, o pneumologista Humberto Bogossian, do hospital Albert Einstein, indica a lavagem diária das vias nasais, que pode ser feita mais de uma vez por dia com soro fisiológico. “Usar um umidificador de ar, ou até mesmo cobrir o rosto com uma toalha úmida, também ajuda bastante”, comenta o médico.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Baixa umidade relativa do ar pode prejudicar a visão

Ar condicionado pode ser prejudicial para a saúde humana