" }
Olimpíadas Rio 2016: Como o tempo pode influenciar as disputas?

Vento e chuva estão entre as condições que podem atrapalhar as competições. Confira

Os olhos de todo o mundo seguem concentrados no Rio de Janeiro, por conta da 31ª edição dos Jogos Olímpicos que tiveram início na última semana. Das 42 modalidades olímpicas, cerca de 20 são realizadas ao ar livre e dependem diretamente das condições climáticas, então, como o tempo pode influenciar as disputas?

Thomas Belucci nas Olimpíadas Rio 2016/ Foto: Ministério do Esporte

Thomas Belucci nas Olimpíadas Rio 2016/ Foto: Ministério do Esporte

Os fortes ventos na capital fluminense provocaram mais uma vez o cancelamento de todas as provas de remo desta quarta-feira (10) na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com isso, a modalidade deverá encerrar as atividades apenas no próximo domingo (14).

A ventania também pode atrapalhar alguns outros esportes ao ar livre, como a vela, que teria sua estreia em uma Olimpíada em Atenas 1896, mas justamente por conta do mau tempo, foi adiada para Paris 1900. Outro esporte que é influenciado pelo vento é o tiro com arco. “Esse é um dos fatores que mais afetam uma competição. O clima ideal é com sol e sem vento”, comenta o diretor de tiro com arco do Palmeiras, Miguel Antonio César.

Embora agosto seja um dos meses mais secos, a chuva na Cidade Maravilhosa também pode interferir em algumas modalidades, como o tênis e hipismo. No futebol, o piso molhado traz menor estabilidade e dificuldade para que os jogadores fiquem em pé. “A condição ideal é temperatura entre 20ºC e 24ºC e 60% de umidade relativa do ar”, descreve o preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian.

Vale lembrar que o triatlo (natação, ciclismo e corrida) e pentatlo moderno (atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo) também estão entre as modalidades que mais dependem das condições climáticas, já que todas as atividades são realizadas no mesmo dia.

 

Público pode acompanhar nove modalidades sem ingresso

Grande parte das disputas ao ar livre pode ser acompanhada pelo público mesmo sem ter adquirido o ingresso. As competições de remo, canoagem, ciclismo, maratona, maratona aquática, marcha atlética, triatlo e vela passarão por vários cartões postais da Cidade Maravilhosa, por isso, moradores e turistas precisam ficar atentos nas condições do tempo no dia das provas e também na hidratação.

Confira os horários e as equipes que irão disputar nos próximos dias no calendário disponibilizado no portal Rio2016.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Rio 2016: Como vai ficar o tempo nas competições?

Por que a preguiça aumenta no frio?