" }
Lesões esportivas aumentam no inverno. Saiba como evitar

Confira como se preparar para as atividades físicas nos dias frios

De que o inverno é ideal para a prática esportiva muita gente já sabe, mas será que o tempo influencia para a ocorrência de lesões?

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

“Quando as temperaturas estão mais baixas, a possibilidade para ocorrência de lesões musculares é maior, pois há uma menor tendência de o sangue chegar à musculatura do corpo, o que chamamos de vasoconstrição periférica”, explica o cirurgião do joelho e médico do esporte Pedro Baches Jorge, da SO.U.

O número de pacientes com lesão muscular costuma aumentar durante o inverno, principalmente em quem pratica atividades aos fins de semana, sendo os membros inferiores os mais afetados, como a musculatura posterior da coxa e da panturrilha. “Outro perigo maior no inverno é a prática de atividade aquática, como mergulho, natação, surfe e vela, onde há casos de hipotermia, quando ocorre uma diminuição global da temperatura corpórea”, aponta Jorge.

A estação mais fria do ano começou nesta quinta-feira (21) às 07h07 e de acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos duas ondas de frio mais intensas são previstas até o final de julho.

Para isso, é recomendável que o atleta amador ou profissional entenda o ambiente antes das práticas esportivas, com um preparo muscular constante e aquecimento. “Além disso, a alimentação adequada e o uso de roupas que permitam a manutenção de temperatura também ajudam a minimizar os riscos para a ocorrência de lesões musculares, como pequenos estiramentos e contraturas”, finaliza o especialista.