" }
Incidência de raios ultravioletas aumenta em parte do país

Tempo firme e seco propicia aumento de raios UV que podem ser prejudiciais à saúde

Após um fim de semana de muita chuva, o tempo voltou a abrir no início desta semana no Centro-Sul. Mas apesar de o solzinho e o calor agradarem muita gente, a exposição à radiação solar pode apresentar riscos à Saúde.

Smiling mother and baby laying on meadow

Índices de raios UV aumenta no Centro-Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a incidência de raios ultravioletas, presentes na radiação solar, tende a ficar mais intensa durante o verão, por conta da proximidade do hemisfério Sul, onde fica localizado o Brasil, e o Sol. Mas apesar de a estação ainda nem ter começado, o índice tem se mantido alto, principalmente no Centro-Sul.

“Nesta semana, por exemplo, o tempo permaneceu seco entre a segunda e terça-feira (06), desde o centro do Rio Grande do Sul até a metade sul do Sudeste, o que fez com que a amplitude térmica aumentasse, com mínimas em torno dos 15ºC e máximas perto dos 30ºC, além da umidade relativa do ar baixa e o aumento na incidência de raios UV” comenta Oliveira.

A previsão da Somar é de chuva forte para os próximos dias em todo o Centro-Sul a partir da quarta-feira (07), mas o meteorologista mantém a atenção. “A chuva ameniza essa radiação por conta da nebulosidade, mas os raios UV ainda conseguem alcançar a atmosfera, por isso é importante se prevenir mesmo nos dias chuvosos”, explica.

O índice ultravioleta é uma medida da intensidade dessa radiação que incide na Terra e tem efeito direto na pele humana. De 0 a 3 o índice é considerado baixo, de 4 a 6 moderado, 7 e 8 são altos, de 9 a 10 muito alto e até 15 já é extremo. Esse nível é medido sempre ao meio dia, pois é o momento em que o sol atua mais diretamente sobre a superfície terrestre.

 

imagem: Somar Meteorologia

imagem: Somar Meteorologia

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será dezembro?

Defesa Civil inicia Operação Verão 2016/2017

Como se mede o volume da chuva?