Frio: Saiba como conservar melhor as roupas

Especialistas dão dicas de manter as roupas de frio sem manchas e cheiro de mofo

Com a queda das temperaturas em grande parte do país, está na hora de tirar do guarda-roupa as peças mais pesadas para se proteger contra o frio. Depois de meses guardadas, muitas delas ficam com mofo, que surge em ambientes com excesso de umidade e falta de ventilação.

Roupas

Roupas não utilizadas devem ser guardadas limpas em locais menos acessíveis / Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Para tirar as manchas de roupas de frio, como o couro, o recomendado é passar hidratante natural, sem muitos produtos químicos em sua composição. “Como é uma pele, ela precisa de recursos como esse. Já as roupas de lã precisam ser lavadas cuidadosamente”, orienta Rosangela Gadelha, dona de uma lavanderia em São Paulo.

A personal organizer Juliana Faria dá dicas de como manter as jaquetas e casacos bem conservados. “Tudo o que ficar no armário durante algum tempo sem uso deve ser guardado limpo, em caixas plásticas hermeticamente fechadas com protetores de umidade dentro ou em sacos de embalagem a vácuo, desde que tudo esteja lavado e bem seco”, comenta.

Além das roupas, outras peças que voltam a ser utilizadas como mais frequência a partir de agora são os cobertores. De acordo com a profissional em organização, a preferência é que eles também sejam lavados ao serem reutilizados, já que são causadores de alergias respiratórias.

A umidade dentro do guarda-roupa é sempre maior e isso é natural, já que dentro dele a temperatura oscila menos e não tem iluminação. “O ideal é deixar os armários de casa abertos para mudar o ar e tirar um pouco da umidade”, recomenda o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Como guardar as roupas da maneira correta independente da estação

As peças mais pesadas devem ser guardadas no verão em outro local menos acessível, como um maleiro, um segundo armário, o fundo de uma prateleira ou uma caixa. Com isso, haverá mais espaço para acolher o que vai ser usado no calor. As embalagens a vácuo também são uma boa opção, pois evitam o cheiro guardado das peças e reduzem o espaço ao retirar o ar do saco com um aspirador de pó.

Já no inverno, o processo é o oposto: as roupas de verão vão para locais menos utilizados, deixando espaço para as mais pesadas. “É importante lembrar de deixar as roupas de meia estação no armário, pois são usadas o ano inteiro. Outra solução é colocar o casaco sobre uma peça de verão, assim todas que serão vestidas no frio ficam a vista”, finaliza Faria.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

VEJA MAIS

Veja as imagens de satélite em tempo real

Baixas temperaturas e alto gasto calórico: tempo frio ajuda a emagrecer