Nordeste: Festas Juninas terão chuva na noite de São João

As tradicionais festas de Caruaru e Campina Grande devem ser comemoradas com tempo instável e temperaturas elevadas neste fim de semana

O dia de São João ocorre em 24 de junho, e celebra o nascimento de São João Batista, mas a comemoração é costumeiramente realizada desde a noite do dia 23, até 25 de junho e nas tradicionais festas nordestinas, reza a lenda que se houver precipitações nesta data, o ano seguinte será de muita chuva na região.

festa

Público assiste show na abertura da festa junina em Caruaru/ Fonte: Geyson Magno PMC

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, instabilidades devem contribuir com a superstição nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, da Paraíba, que disputam o título de maior e melhor festa de São João do mundo todos os anos.

“As precipitações devem atingir as duas cidades com intensidade entre fraca e moderada durante os festejos, mas os maiores acumulados na noite de São João são previstos para Caruaru”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Segundo o meteorologista, mesmo com previsão de chuva, as temperaturas devem ficar elevadas no período da tarde, com máximas entre 27ºC e 28ºC tanto na festa pernambucana, quanto na paraibana. “Já durante a noite, as temperaturas ficam em torno dos 22ºC em Caruaru e dos 20ºC em Campina Grande”, complementa.

Apesar de a data oficial ser comemorada neste fim de semana, as festas juninas já rolam nas duas cidades desde o início do mês. Neste ano, a prefeitura de Campina Grande optou pela privatização da organização do evento, mas a população e os turistas ainda poderão curtir os shows gratuitamente. Em Caruaru, a prefeitura estima que pelo menos 2,5 milhões de pessoas passem pelos 17 palcos para contemplar os 400 shows que devem ser realizados até final de junho.

A novidade deste ano, é que as duas festas prometem apostar mais na mescla dos tradicionais xaxado, baião e forró, com outros ritmos musicais, como o sertanejo e a música eletrônica. A programação completa e a agenda de shows podem ser conferidas no portal oficial das festas juninas de Caruaru e Campina Grande.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como foi o outono?

Como será o inverno sem o El Niño?

Como se mede o volume da chuva?