Baixas temperaturas: Por que engordamos mais no frio?

Confira os alimentos típicos de inverno que cabem na dieta

O organismo sente uma necessidade energética maior quando a temperatura cai. Assim, a gordura corporal é utilizada para manter a temperatura corporal e também para fornecer energia para se manter ativo.

Sem sair da dieta: Confira os alimentos saudáveis para esta estação. Foto: biopoint

Sem sair da dieta  : Confira os alimentos saudáveis para esta estação  /  Foto: biopoint

“Comemos mais no inverno porque o corpo sente uma necessidade de compensar as calorias para manter a temperatura corpórea e é por isso a vontade dos ataques à geladeira”, comenta a técnica em nutrição, Verônica Lima. Sentimos mais fome, já que é através do alimento que obtemos nossa primeira fonte de energia. Vale lembrar que a energia rápida vem dos carboidratos, como massas, bolo, pães, arroz e doces. E é por isso que sentimos o desejo incontrolável de ingerir estes alimentos no inverno.

 Para você que quer manter a dieta na estação mais fria do ano, separamos para você alimentos saudáveis e com baixas calorias:

lugar ficam as frutas, que são ricas em vitaminas e tem a função antioxidante;

lugar está a sopa, é um prato típico de inverno e é muito nutritiva. As sopas mais magras são de legumes e verduras, principalmente as de folhas como agrião, repolho, espinafre e couve;

lugar vem o vinho tinto, a ingestão fortalece os ossos, reduz doenças cardiovasculares e respiratórias, mas o consumo deve ser moderado. É uma bebida antioxidante. Recomenda-se apenas uma taça de vinho tinto por dia;

lugar estão os chás, que trazem vários benefícios à saúde, como o auxílio na digestão, proteção das artérias e o poder anti-inflamatório e antioxidante. Os chás de saquinhos ou os naturais podem ser ingeridos sem prejuízos à dieta;

lugar são as fibras, que trazem saciedade, o que é muito importante nesses meses frios em que sentimos mais fome. Invista em nozes, castanha, granola e frutas secas.

Vale lembrar que as saladas são muito importantes mesmo com o frio. A dica é salada morna, onde as hortaliças são regadas com o tempero quente. A hidratação não deve ser esquecida nunca. Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado.

Inverno: A melhor época perder peso   

É nesta época do ano que o metabolismo corporal fica acelerado para manter o corpo aquecido, por isso sentimos mais fome. O grande segredo é que a melhor época para perder peso inverno, já que o organismo está mais acelerado. “Aproveite para intensificar os exercícios e começar o projeto verão a partir de agora, já que seu metabolismo está mais acelerado”, incentiva a personal trainner, Valéria Donadon.

A atividade física proporciona maior sensação de prazer, pois ativa o organismo. Caminhe, corra ou ande de bicicleta nestes meses mais frios para evitar o sedentarismo e o acúmulo de gordura corporal.

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade

 

VEJA MAIS

Por que o sono aumenta no inverno?

Oscilação térmica no Sudeste prejudica saúde

Umidade relativa diminui e prejudica a saúde humana

Tempo seco aumenta os casos de gripes e resfriados

Doenças cardíacas podem aumentar no inverno. Saiba como evitar

Baixas temperaturas e alto gasto calórico: tempo frio ajuda a emagrecer

Tempo seco agrava doenças oculares

Período seco: O clima contribui para a redução de casos de dengue

Frio: Saiba como conservar melhor as roupas

Inversão térmica: saiba por que os centros urbanos ficam poluídos no outono e inverno

Cuidado com a saúde: poluição nas metrópoles aumentam com o tempo seco

Você sabe o que é sensação térmica?

 

Reservatórios

Confira o nível dos reservatórios em São Paulo

Tamanho do Sistema Cantareira dificulta aumento no nível dos reservatórios