Tempo frio ajuda a emagrecer

O organismo precisa se manter aquecido, assim o metabolismo fica mais acelerado e aumenta o gasto calórico

 

Os meses mais frios do ano chegaram, momento em que a vontade de ficar embaixo das cobertas, comer e dormir é grande e muitas vezes nos domina. Frio e exercícios físicos podem não ser uma combinação tão animadora, porém os meses mais gelados são os melhores para emagrecer. “Há um aumento no consumo de energia corporal, nosso metabolismo fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo na casa dos 36ºC. Com isso, nosso organismo utiliza as nossas reservas energéticas (gordura corporal) para esquentá-lo”, comenta a personal trainner Talita Cristina Damião, da Moving academia. Já nos meses de verão, as reservas de gorduras não são utilizadas, porque o calor faz com que o metabolismo fique menos acelerado.

Nos aproximamos dos meses mais frios do ano, momento em que a vontade de ficar embaixo das cobertas, comer e dormir é grande e muitas vezes nos domina. Frio e exercícios físicos podem não ser uma combinação tão animadora, porém os meses mais gelados são os melhores para emagrecer. "Há um aumento no consumo de energia corporal, nosso metabolismo fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo na casa dos 36ºC. Com isso, nosso organismo utiliza as nossas reservas energéticas (gordura corporal) para esquentá-lo”, comenta a personal trainner Talita Cristina Damião, da Moving academia. Já nos meses de verão, as reservas de gorduras não são utilizadas, porque o calor faz com que o metabolismo fique menos acelerado.

Frio é o melhor aliado ao emagrecimento  / imagem: santa corrida

O organismo gasta mais calorias em clima frio, a fome também aumenta e há uma tendência das pessoas ingerirem mais alimentos gordurosos para compensar o gasto calórico aumentado. Para você que deseja emagrecer, a dica é controlar a alimentação e praticar exercícios físicos. O inverno por si só não faz milagres, para emagrecer também é necessário dar atenção à alimentação. O segredo é caprichar na ingestão de proteínas magras, verduras e legumes.

Para você que não pratica exercícios físicos e que toda segunda-feira promete entrar na academia mas nunca dá certo, o outono é uma ótima oportunidade para começar – já que o frio pode ser considerado um aliado e pode dar aquela ajudinha para quem quer chegar no verão com o corpo em dia. É no inverno que se molda o corpo para o verão.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade

 

VEJA MAIS

Por que o sono aumenta no inverno?

Oscilação térmica no Sudeste prejudica saúde

Umidade relativa diminui e prejudica a saúde humana

Tempo seco aumenta os casos de gripes e resfriados

Doenças cardíacas podem aumentar no inverno. Saiba como evitar

Por que engordamos mais no frio?

Baixas temperaturas e alto gasto calórico: tempo frio ajuda a emagrecer

Tempo seco agrava doenças oculares

Período seco: O clima contribui para a redução de casos de dengue

Frio: Saiba como conservar melhor as roupas

Inversão térmica: saiba por que os centros urbanos ficam poluídos no outono e inverno

Cuidado com a saúde: poluição nas metrópoles aumentam com o tempo seco

Você sabe o que é sensação térmica?

 

Reservatórios

Confira o nível dos reservatórios em São Paulo

Tamanho do Sistema Cantareira dificulta aumento no nível dos reservatórios