93ª São Silvestre terá tempo fechado e temperaturas amenas

Corrida encerra o ano neste domingo (31) com sensação de abafamento e risco de pancadas de chuva durante o percurso

A tradicional Corrida de São Silvestre chega a sua 93ª edição neste domingo (31) e de acordo com a Somar Meteorologia, o trajeto deve ser percorrido pelos atletas sob tempo fechado e temperaturas em torno dos 20ºC, com possibilidade de chuva fraca no caminho.

AT_Silvestre_Foto_Andre_Tambuci31122015_02

Tempo fechado e sensação de abafamento predominam na corrida de São Silvestre neste fim de semana/ Fonte: Andre Tambuci via Fotos Públicas

Principal prova de corrida de rua da América Latina, o evento acontece anualmente em 31 de dezembro, com percurso estabelecido de 15km desde 1991. Neste ano, o trajeto deve ser um pouco diferente da última edição, com largada na Avenida Paulista, na altura da Rua Augusta, 150 metros a frente do local de sua última edição.

Os competidores perceberão ainda  alterações na região do Largo do Arouche, onde houve um prolongamento de 200m envolvendo as ruas Rego Freitas, General Jardim e Bento Freitas.

Pelo menos 30 mil corredores de diversas partes do mundo são esperados para a prova e a edição deste ano deve contar com a presença dos quenianos Stanley Biwott, campeão da São Silvestre em 2015, e Paul Kipkemboi, sexto na São Silvestre do ano passado, além de Leah Jerotich, campeã da Maratona de São Paulo deste ano e a tanzaniana Failuna Matanga, sexta na São Silvestre em 2016. Entre os nomes brasileiros destacam-se ainda Giovani dos Santos e Joziane Cardoso.

A corrida acontece a partir das 8h20 com tempo fechado e temperaturas em torno dos 20ºC e a alta umidade do ar deixa a sensação de tempo abafado para os atletas, mas segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o sistema de baixa pressão que avança pelo Sudeste neste fim de semana e provoca chuva forte na capital, ainda deve atuar afastado no oceano no domingo e os corredores podem contar com precipitações pontuais e fracas ao longo do percurso, que podem aliviar a sensação de calor.

De acordo com o profissional, as pancadas de chuva ainda acontecem após a corrida, mas as temperaturas continuam em elevação e podem chegar aos 27ºC ao longo da tarde. “As chuvas devem diminuir novamente apenas no fim do dia, e o calor predomina na hora da virada”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Como o La Niña deve influenciar o tempo no início de 2018?

Chuva no Centro-Sul marca o término de 2017

Vai dar para curtir o Ano Novo na praia?